23 de jun. de 2008

Empresas de telefonia celular burlando a lei

Segundo a nova lei de telefonia celular - que já está em vigor - as empresas não podem cobrar para desbloquear o seu celular, ou seja, não cobram nada para fazer aquela operação que disponibiliza seu aparelho para usar um chip de qualquer operadora e assim optar por aquela que estiver lhe dando mais vantagens no momento.
Imagino que se o celular é seu, pois foi você que comprou com seu dinheiro, tem todo o direito de usar seu aparelho com qualquer operadora que escolha - e assim também entenderam os legisladores, vai daí criaram a lei.
Mas qual não foi minha surpresa ao habilitar meu celular e ouvir uma gravação que me informava que eu tinha adquirido o aparelho com desconto (desconto? Qual desconto?) devido a um contrato entre mim e a operadora - que estava disponível no site da mesma caso eu quisesse ler - segundo o qual eu me comprometia a não pedir desbloqueamento do celular nos próximos 12 meses, caso contrário eu teria que pagar uma multa.
Fiquei imaginando que (por pura coincidência, claro) a multa deve ter um valor igual ao que eu pagaria se fosse desbloquear meu celular antes da lei entrar em vigor.
Agora eu pergunto: isso não é uma safadeza? Que contrato é esse que eu nem assinei e nem ao menos fui informada de sua existência antes de comprar? Isso pra mim é uma forma de cobrar a tal taxa que cobravam antes. Só que agora alegam que deram um desconto - do qual não fui informada antes - e se eu quiser desbloquear o celular tenho que pagar uma multa.
Pra mim tanto faz se o nome é "taxa de desbloqueamento" ou "multa por desbloqueamento antes do prazo previsto em contrato". O fato é que para desbloquear um celular, ou você espera 1 ano (o que pra mim é uma restrição ilegal de minha liberdade de fazer o que quiser com o aparelho que comprei) ou tenho que pagar da mesma forma que antes para desbloquear.
Quando a gente compra um aparelho de TV, por exemplo, tem o direito de assistir qualquer canal sem ter necessidade de desbloquear porcaria nenhuma, ou de contratar qualquer serviço de TV por assinatura sem ter que pagar multa por droga de contrato nenhum. Mas se você compra um celular, a conversa é outra: se quer contratar o serviço de outra operadora com seu aparelho legitimamente adquirido, tem que pagar!
A lei fica muito bonitinha no papel, mas como muitas outras no Brasil, sempre há um jeitinho de trocar o nome do procedimento e cobrar do mesmo jeito.
Como diria o Jô Soares, estão me fazendo de palhaço!

(zailda coirano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de deixar sua mensagem, por favor leia nossa Política de Publicação de Comentários.

Ratings by outbrain